Como diagnosticar a dor nas articulações?

O médico examinará cuidadosamente o paciente sobre seus antecedentes (histórico pessoal e familiar, gota, infecção, procedimento médico invasivo …) e medicamentos já tomados para outras doenças.


Ele se concentrará no contexto da dor nas articulações (trauma, infecção …), sua distribuição anatômica, seus caracteres (intensidade, tempo, fator agravante e sedação) e realizará um exame médico completo.
• Dependendo do contexto, os exames se concentrarão em encontrar uma fratura, infecção ou reumatismo, mas se a articulação estiver inchada, uma punção de fluido articular (punção articular) deve ser realizada para analisar o líquido da articulação (exame citobacteriológico do fluido articular com pesquisa de cultura e microcristais).
Um exame de sangue é frequentemente necessário para procurar diferentes parâmetros biológicos, atestando a presença ou ausência de uma infecção (NFS, VS, CRP), e de uma doença específica (transaminases em hepatites virais, sorologias virais e bacteriana, …). Na artrite séptica, o sangue será coletado para cultura (hemoculturas).
As radiografias da articulação dolorosa geralmente serão solicitadas, ainda mais urgentemente, porque há suspeita de fratura ou lesão traumática da articulação.
No reumatismo inflamatório ou nas doenças do tecido conjuntivo, outros exames imunológicos serão solicitados, bem como uma ultrassonografia ou ressonância magnética da articulação dolorosa.
A ressonância magnética, ou cintilografia óssea, pode ser necessária se houver suspeita de SDRS, osteonecrose ou tumor ou metástase óssea.

Como gerenciar sua dor nas articulações?

• Em caso de trauma, sinal de infecção ou dor insuportável, você deve consultar um médico com urgência. 
Enquanto espera pelo médico e em todos os outros casos, alguns meios simples podem permitir que você se alivie. 
• Após um trauma ou no caso de uma articulação quente e dolorosa, o resto da articulação doente permite um alívio parcial, mas essencial, cuja eficácia é reforçada pela aplicação de gelo.
Esta aplicação de sorvete é feita usando um saco de plástico à prova d’água com alguns cubos de gelo (por exemplo, saco do freezer), mas inserindo uma toalha para proteger a pele. A aplicação de gelo pode ser realizada três vezes ao dia por alguns minutos na articulação inflamatória. Não adormeça com esta compressa de gelo na pele, devido ao risco de danos na pele devido ao frio prolongado. 
• Um medicamento simples para a dor, como o paracetamol, pode ser de interesse para o alívio da dor além do repouso. Pode ser utilizado na dose de 1000 mg, 3 a 4 vezes ao dia, em adultos.

Quais tratamentos para dor nas articulações?

No final do exame do médico e com os exames complementares, o diagnóstico é frequentemente feito, ou quase pronto, e um tratamento específico é indicado. 
• Na artrite séptica , a articulação será puncionada com uma lavagem articular, imobilizada e iniciada a antibioticoterapia que será então ajustada aos resultados da cultura. 
• No caso de artrite microcristalina , o tratamento será anti-inflamatório (colchicina com antiinflamatório não esteroidal) e analgésico (analgésico), além de imobilização e aplicação de compressas de gelo. 
Em caso de envolvimento de um número limitado de articulações, é possível considerar uma infiltração intra-articular de corticosteróides.
fármacos não-esteróides anti-inflamatórios não esteróides (AINE) são eficazes e podem ser utilizados na ausência de contra-indicações (a úlcera gástrica, a insuficiência cardíaca ou renal, a anticoagulação). 
• No caso de reumatismo inflamatório, o tratamento será anti-inflamatório e analgésico, dependendo da eficácia do chamado tratamento “ativo” (ativo contra a doença), que será introduzido desde o início, mas cuja eficácia será alcançada somente em algumas semanas. 
Em caso de envolvimento de um número limitado de articulações, também é possível considerar a infiltração intra-articular de corticosteróides. O aterro da junta afetada não é obrigatório.
• Em pacientes com doença inflamatória osteoartrite, o tratamento é baseado no repouso da articulação associada ao tratamento anti-inflamatório e analgésico. A descarga da articulação afetada pode ser discutida no quadril e joelho em caso de ataque inflamatório. 
Em caso de envolvimento de um número limitado de articulações, também é possível considerar a infiltração intra-articular de corticosteróides. Em caso de osteoartrite fora de um impulso, o tratamento usa analgésicos simples e reabilitação com o aprendizado da economia conjunta.

Nós aqui do blog também indicamos o melhor remédio para dor nas costas.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *