Benefícios da manteiga de cacau para o corpo!

Vocês só pensam em manteiga de cacau quando seus lábios racham, ou nas delícias que o cacau nos proporciona na forma de barras de chocolate? Então, tá mais do que na hora de ampliar os horizontes e descobrir o que a indústria da cosmética já descobriu faz tempo: os benefícios da manteiga de cacau para hidratar nosso corpo. Vamos juntas!

Leia também: Lábios ressecados remédio caseiro

Manteiga de cacau e suas propriedades
A manteiga é extraída da semente do cacau, tem cor clara, cheiro e sabor bem suave de chocolate.

Ela é rica em polifenóis, ômega 9 e ácidos graxos. Com propriedades antioxidantes, hidratantes, emolientes e fator de proteção 10, ela forma uma barreira protetora na pele que mantem a hidratação natural e a reposição lipídica da pele.

Na indústria cosmética ela, muitas vezes, aparece associada à vitamina E, para aumentar seu poder de regenerar as células e hidratar. Seu cheiro também libera endorfina no cérebro, o que dá sensação de bem estar e prazer.

Manteiga de cacau e seu uso
Ela aparece como princípio ativo de diversas linhas de produtos para pele e cabelo, como creme hidratante corporal, protetor labial, shampoo, condicionador, máscaras de hidratação capilar e sabonetes.

No caso específico de proteção labial, principalmente no inverno, quando a pele sensível dos lábios fica ressecada e rachada, a melhor indicação é de produtos que tenham na formulação manteiga de cacau, ou outros óleos (amêndoas, jojoba, karité e ceras) associados com a vitamina E para maior recuperação do tecido.

Podemos dizer que a manteiga de cacau é um ingrediente interessante para os cuidados com a pele, principalmente no inverno, quando a temperatura e umidade do ar ficam mais baixas e propiciam um maior ressecamento da pele, e o fato dela mexer com nossos sentidos, por conta do cheiro agradável, pode fazer a diferença na hora da escolha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *